Ouça; Em Consórcio, Estados querem comprar Sputnik V e cumprir PNI

Campo Grande(MS) – Governadores atuarão em consórcio para comprar doses da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V e somente o Estado de São Paulo irá adquirir 20 milhões de doses do imunizante, que ainda não tem registro nem autorização para uso emergencial no Brasil, informou  na terça-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Os governadores, que se reuniriam ainda nesta terça com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da gestão da pandemia, visitaram a União Química, farmacêutica sediada em Brasília e que fabricará a Sputnik V no Brasil. A Sputnik V, desenvolvida pelo estatal Instituto Gamaleya, de Moscou,  já   é  aplicada na Rússia e em outros países, como a Argentina.

O governador Reinaldo Azambuja(PSDB) disse que sempre ouviu integrantes do Comitê de operações  emergenciais  no combate ao coronavírus no Estado de Mato Grosso do Sul tem R$ 100  milhões de para comprar a vacina.

A declaração do governador Reinaldo Azambuja foi as 9 horas da manhã de hoje 02 de Março,  em coletiva de imprensa na  governadoria, e depois ele participou da reunião com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira  com os demais administradores públicos na tarde desta terça feira.

João Flores Junior

Foto Agusti Marcarian / Reuters