Ouça; Deputado cobra TJMS sobre o maior valor taxa de cartorária cobrada no MS

Campo Grande(MS) – Em novembro de  2019, integrantes do Tribunal de Justiça do MS  aprovaram um anti projeto de redução de taxa  cartorária, a iniciativa teve até a participação da Ordem dos Advogados do Brasil. Mas o projeto foi retirada da casa de leis depois de  debate entre os parlamentares.

O preço de uma escritura e demais taxas em cartorárias em Mato Grosso do Sul é sete vezes maior que os cobrados em outros Estados, Os recursos pagam despesas do TJ, MPE, Defensoria Pública e  a Procuradoria Geral do Estado. O Estado é o Campeão em alto preço na cobrança de taxas e emolumentos em todo o Brasil.

O deputado Pedro Kemp afirma que o cidadão é penalizado. Para Jose Teixeira a insatisfação é antiga e faz comparação com o preço cobrado no  Estado de Mato Grosso a taxa é de R$ 170 reais e em MS R$ 4 mil. O assunto foi levado a casa legislativa pelo deputado José Carlos Barbosa.

A direção da Assembleia Legislativa, deve promover medidas junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para tratar dos valores de taxas e emolumentos nos cartórios   de todo o Estado. E na sessão desta  quarta feira dia  3  de Março, o deputado Barbosinha recebeu comunicado do Tribunal de Justiça de que o anti projeto será  novamente enviado na Casa legislativa no mês de Março.

João Flores Junior.