Ouça; Entidades tentam defender idoso de golpe e endividamento

Campo Grande(MS) – A  discussão sobre como proteger os idosos do país do super endividamento foi durante uma transmissão ao vivo promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na última quarta-feira (17/03). O debate faz parte de uma campanha que busca proteger a pessoa idosa contra a violência patrimonial.

O secretário Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Antônio Costa, explicou que é o comum o idoso chegar na condição de endividamento por causa de empréstimos contraídos por ele para beneficiar pessoas próximas. Desde o início da pandemia, as tentativas de golpes financeiros contra idosos cresceram  60% no país, segundo o governo federal. No encontro virtual foi apresentada uma campanha de prevenção a fraudes contra idosos anunciada  pela Federação Nacional de Bancos, em parceria com o Banco Central, em setembro do ano passado

Outro ponto discutido no evento foi o assédio sofrido por idosos por financeiras oferecendo empréstimos. O aposentado Antônio Martins da Silva, de 69 anos, conta que alvo conta que é alvo desse tipo de  oferta e estranha ter seus dados junto a bancos com os quais não tem vínculo. O defensor público do Distrito Federal, Antônio Carlos Cintra, dá dicas para os idosos que podem ajudar na hora de pagar as dívidas;  Para fazer denúncias e obter informações sobre os direitos da pessoa idosas, o governo federal  anuncia o  Disque 100, que funciona 24 horas. O site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também pode ser usado  para a finalidade.

Da redação

Foto; Expressão Noticia