Ouça; Compra de kit Intubação pela Saúde, dará para cinco dias, anuncia CONASS

Campo Grande(MS) – O governo fechou na tarde de terça feira, dia  23  de março,  acordo com laboratório para o fornecimento do chamado kit intubação  que vai garantir abastecimento em unidades  hospitalares para os próximos cinco dias, a distribuição é feita desde de terça feira direto da  fábrica  para os estados de acordo com o Conselho de Secretários de Saúde.

O consultor de assuntos farmaceúticos  do CONASS, Eder Dobes esteve na terça feira na câmara dos deputados e disse da falta de medicamentos como sedativos e bloqueadores  usados na intubação em pacientes com a covid  19. E o Ministério da Saúde sabe da falta  dos medicamentos e faz o pedido de forma administrativa as farmacêuticas e ainda a organização Panamericana da Saúde para acionar  fabricantes  internacionais.

O Ministério da Saúde, foi convidado para participar da audiência na câmara federal , mas não enviou nenhum representante, já o representante das Santas Casas e  hospitais privados  denunciam que o problema é ainda maior em unidades hospitalares das pequenas cidades que não conseguem fazer a compra do medicamento. O presidente das  Federações das Santas Casas, Miróclis Verá, denunciou que já procurou o Ministério da Saúde há 10 dias e que não recebeu nenhuma resposta.

O representante do CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde,   disse que a compra administrativa deu certo ano passado, e que nem mesmo as secretarias de saúde conseguem comprar os remédios e mesmo assim não existe estoque para  pronta  entrega. O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre a situação que de acordo com o CONASS , será suficiente para abastecer as unidades hospitalares por cinco dias. Com informações da Radio CBN

Da redação