Justiça multa em R$100mil Candidatos na disputa pela prefeitura de Amambai

Campo Grande(MS) –  Amambai  fica na região Sul do Estado à 355 quilômetros de Campo Grande. E de acordo com o Canal da Cidade,  José Cristóvão de Oliveira Bambil (PSL) e Paulo Leandro de Oliveira (PSL)  receberam multa  R$ 100 mil, por distribuírem camisetas durante o período de campanha eleitoral. A prática, abolida do processo político nacional, pode ser considerada  compra de voto.

Conforme representação motiva pela coligação Foco, Força e Fé –do prefeito reeleito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira (PSDB) e de seu vice, Rodrigo Selhorst (DEM)–, a chapa de Bambil distribuiu camisetas e, durante eventos, candidatos e eleitores usaram uniforme. Além disso, na prestação de contas do candidato não constaria a confecção de camisetas. Através de liminar, o  juiz eleitoral,  Ricardo da Mata Reis determinou a  suspensão da distribuição de brindes e abstenção de qualquer conduta semelhante.

A Defesa de José e Paulo alegaram não haver propaganda eleitoral, “pois trata-se de camiseta com a bandeira nacional estilizada, sem menção a imagem, nome ou número de candidato, adquirida pelos candidatos e simpatizantes com recursos próprios”. Eles ainda negaram haver ilícito eleitoral.   O MPE Eleitoral considerou a representação procedente e defendeu a aplicação de multa.

O juiz apontou que os denunciados não conseguiram provar que as camisetas tenham sido adquiridas em caráter particular. Ao contrário: cheque juntado nos autos revela que algumas foram pagas com verbas do comitê de campanha de uma das candidatas do PSL. Os candidatos ainda podem recorrer da decisão eleitoral. Com informações do Canal da Cidade.

Da redação

Foto Divulgação.