Ouça; Atividade física deve fazer parte da rotina da comunidade, diz especialista

Campo Grande(MS) – Prevenção de doenças não transmissíveis, melhora do humor, maior disposição e bom condicionamento físico. A lista de benefícios para quem pratica algum tipo de atividade física é grande. Em um período de pandemia e em que o risco de adoecer aumenta, especialistas alertam que movimentar o corpo é fundamental.

O alerta   vem da  S.B.C.  (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, além de diabetes, obesidade, vários tipos de câncer e outras doenças crônicas. Ao incluir a atividade física na rotina, a mudança foi perceptível na vida de Maurina Nascimento, para quem atualmente não existe mais impedimentos para se exercitar

Cleiton Brandão também sentiu a mudança com os exercícios físicos, no condicionamento e no humor, além de amenizar os sintomas da covid-19 quando foi infectado. Mas durante a pandemia, muita gente não manteve a rotina de exercícios físicos, com o isolamento social e acumulando trabalhos domésticos, com emprego e cuidado integral dos filhos, muitos se tornaram mais sedentários.

E é justamente nesse período pandêmico, que a atividade física é a grande aliada na saúde física e mental. A cardiologista Cléia Colombo, presidente do Grupo de Cardiologia do Esporte da SBC, explica os problemas futuros que a falta de atividade física pode ocasionar.

Lembrando que ao ficar parado e piorar os fatores de risco para doenças cardiovasculares, por exemplo, o indivíduo pode piorar também um possível quadro de covid-19

As recomendações da organização Mundial da Saúde é  para,  pessoas saudáveis são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos, e 300 minutos por semana para crianças e adolescentes. Atualmente a dica é buscar atividades físicas que possam ser feitas em casa, integradas ao cotidiano e que sejam prazerosas.