Ouça; Vacinação contra gripe ja começou e não pode resultar em aglomeração

Campo Grande(MS) – A campanha nacional de vacinação contra a influenza, a vacina da gripe, começou na segunda feira em MS.  a  meta é vacinar 900 mil pessoas, número equivalente a 90% das pessoas que compõem o público-alvo. A recomendação do Ministério da Saúde é para que a campanha da influenza tivesse início na segunda-feira. Em Campo Grande a  Secretaria de Saúde,   quer evitar  aglomerações  entre quem vai receber a vacina contra a influenza  e quem ai ser vacinado  contra a covid-19.  A primeira fase da campanha será até 10 de maio, para  crianças, gestantes, mulheres que tiveram filho há pouco tempo, indígenas e trabalhadores de saúde.

A segunda fase ocorrerá entre 11 de maio e 8 de junho  para pessoas com  mais de 60 anos e professores.  A terceira etapa está prevista para 9 de junho a 9 de julho. Serão vacinadas pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, detentos e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Elisangela Araújo Ribeiro do Vale enfermeira da área técnica de imunização  da Secretaria Estadual de Saúde, espera adesão da comunidade. E Explica que a vacina contra a gripe não pode ser aplicada no mesmo período quer a da Coronavirus.

A vacinação já acontece em todo o Estado e cada prefeitura deve planejar o calendário  para evitar aglomeração.

A técnica detalha que a vacinação  é importante porque o o vírus da gripe se fortalece ..

As  declarações de Elisangela Araújo Ribeiro do Vale,  enfermeira da área técnica de imunização  da Secretaria Estadual de Saúde, foram feitas ao Programa MS no Radio.  Para Mato Grosso do Sul, Ministério da Saúde encaminhou em um primeiro lote, 124 mil doses da vacina contra a influenza.

Da redação

Foto Divulgação.