Ouça; Produção de remédio a base de maconha é discutido na Câmara Federal

Campo  Grande(MS) – O projeto que autoriza a produção e venda de medicamentos à base de maconha no Brasil teve o parecer apresentado na terça-feira (20), em comissão especial da Câmara dos Deputados. O relator da matéria, deputado Luciano Duti, do PSB, do Paraná, justificou a medida por causa dos pacientes de doenças que usam a cannabis e o princípio ativo da planta, o THC, no tratamento das doenças.

O deputado lembrou que desde 2017, a Anvisa liberou a importação de produtos à base de maconha, mas argumenta que os remédios chegam ao Brasil com preços elevados. E para justificar o projeto, o relator Luciano Duti também citou outros países que regulamentaram o uso medicinal da cannabis, como Estados Unidos, Canadá, França, Israel, Chile e Colômbia

A matéria recebeu o apoio de alguns parlamentares, como deputado Zacarias Calil, do Democratas de Goiás, que ressaltou o benefício do medicamento para crianças com graves crises de epilepsia.

Por outro lado, a parlamentar pelo Distrito Federal, Bia Kicis, do PSL, demonstrou preocupação com a possibilidade de plantio da cannabis

Em resposta aos questionamentos da deputada, o relator do projeto alegou que será preciso autorização para produzir o medicamento no país. Agora, os parlamentares membros da comissão têm prazo de cinco sessões da Câmara para apresentar emendas que possam alterar o projeto que permite a produção e comercialização de medicamentos à base de maconha no Brasil. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação.

Foto; Secad Artmed