Ouça; Fiocruz confirma mais mortes entre pacientes jovens na Pandemia

Campo Grande(MS) – O Novo Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19  constata  o aumento  de  óbitos entre pacientes jovens, já de conhecimento em  edições anteriores. O estudo mostra o  cenário da doença no país,  e compacta duas semanas epidemiológicas,   entre 4 a 17 de abril.

A parcela “Mais Jovens”, entre 20 a 29 anos, foi a que registrou maior aumento de letalidade da covid, mais de 1.000%. Já na faixa de 40 a 49 anos chama atenção o crescimento nos registros de casos.

O pesquisador do Observatório Fiocruz Covid-19, Raphael Guimarães, responsável pelo estudo, avalia que o “rejuvenescimento” da pandemia no país é preocupante e afirma que isso pode estar relacionada a maior exposição dos jovens

Segundo a investigação da Fiocruz, os números também sugerem que a ocupação dos leitos de UTI por população mais jovem tem crescido. Na comparação das semanas analisadas a proporção de pacientes com menos de 70 anos em leitos de terapia intensiva saltou de 52% para mais de 72%. O pesquisador Raphael Guimarães acrescenta que a vacinação da faixa etária mais idosa também pode explicar os números

Nas semanas epidemiológicas analisadas, o estudo aponta que quase todos os dados  apresentaram estabilidades dos indicadores. Apesar da estabilização das infecções e óbitos pela doença, a pesquisa  aponta a formação de um novo patamar de transmissão, com valores altos de incidência e mortalidade.

Da redação