Ouça; CRF alerta sobre consumo de remédio sem eficácia para Coronavírus

Campo Grande(MS) – Hidroxicloroquina, Ivermectina e   nitazoxanida são remédios populares e de grande consumo indiscriminado pela população em Mato Grosso do Sul. A denuncia é da coordenadora de trabalho de saúde pública do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Angela da Cunha Castro, que reafirma que esses medicamentos não combatem o Coronavírus.

De acordo com dados do Conselho Regional de Farmácia o vermífugo Ivermectina  teve aumento de vendas em mais der 800 por cento entre abril de  2020 a  março deste ano. E malárico Hidroxicloroquina teve aumento de mais de 120 por cento.  E a vitamina D aumento em mais de cem por cento. Qualquer medicamento só pode ser usado por orientação médica. E o Farmacêutico  deve ser consultado.

A hidroxicloroquina já provoca estragos na saúde da comunidade, de Março a agosto do ano passado, mais de 80% das reações eram em pessoas com Coronavirus que fizeram uso do remédio, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, os pacientes tiveram problemas cardíacos. Outra orientação é que os  remédios não devem ser jogados no meio ambiente e nem em pias e vasos sanitários.

As explicações da Coordenadora de Trabalho de Saúde Pública do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Angela da Cunha Castro, foram feitas ao programa MS no Rádio da FM Educativa 104,7 MHZ.

Da redação.

foto: Luis Robayo/AFP