Ouça; Pandemia reduz em 30% detecção precoce do Glaucoma

Campo Grande(MS) – O Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que a procura por exames para detecção precoce de glaucoma  teve  queda de 30%. O quadro pode representar um sinal de alerta,  porque a  enfermidade é a principal causa de cegueira evitável.

O motivo da redução pode estar relacionado aos receios impostos pela pandemia da covid-19. A médica oftalmologista, Keila Prado, entende que a  baixa causa uma preocupação, já que o glaucoma é uma doença que, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor serão os resultados do tratamento.

Jatobá Queiroz, de 49 anos, reforça a importância de se procurar exames para detecção precoce de glaucoma. Ele conta que perdeu a visão total por consequência da doença quando tinha 21 anos. Para ele, as pessoas não podem relaxar quanto a questão, pois o glaucoma pode se tornar um problema maior quando menos se espera.

Ao se considerar os números do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, o CBO destaca que em todas as regiões do Brasil foi notada redução na quantidade de exames preventivos para glaucoma.

Da redação

Foto G1