Crise Hídrica atinge Mato Grosso do Sul e mais quatro Estados e será severa

Campo Grande(MS) – A falta de chuva é grave e preocupante em cinco Estados do Brasil. O alerta vem do INMET Instituto Nacional de Meteorologia que já emitiu alerta. A medida se refere principalmente na região Hidrográfica da Bacia do Rio Paraná e que abastece o os Estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

A situação Hídrica estabelece sinal de alerta entre os meses de Junho a setembro.  De posse das informações climáticas para a região, o Ministério da Agricultura e Pecuária, calcula que a região terá pouca chuva no período de 2021  á 2022 até o mês de setembro quando começa a inicio do verão.

O Alerta sobre a estiagem contou com a participação da Agencia  Nacional de Águas e Saneamento Básico, ANA. E do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de desastres naturais Semaden. Todas as entidades de meteorologia reforçam a gravide e emergência Hídrica relacionada a escassez de precipitação entre junho a Setembro.

Um dos fatores é o Fenômeno La Ñina que acontece entre outubro de 2020 a março de 2021, o fenômeno esfria as  águas do Oceano Pacífico, e reduz a temperatura na superfície do mar alterando a circulação do nível global,  fator que também pode reduzir chuvas na região Sul do Brasil.

Outro Fenômeno é a Oscilação Antártica,  OA responsável por modificar o padrão de pressão atmosférica  da região afetada. E desde o ano passado a AO impede que sistema geradores de chuva sejam liberados em regiões continentais de América do Sul.

De acordo com pesquisas feitas pelos órgãos competentes com base nas análises das chuvas entre outubro de 2020 a abril de 2021 na bacia do Paraná, somente no mês de dezembro de 2019, agosto de 2020 e janeiro de 2021, as precipitações atingiram um nível médio. Agora a situação e muito mais severa. Com Informações do Portal Terra

Da redação.

Foto Pedro Silvestre / Canal Rural