Ouça; Novos delegados devem estar em atividades no primeiro semestre de 2022

Campo Grande(MS) – Dois concursos públicos vão fortalecer ainda mais a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Na última semana, o governador Reinaldo Azambuja autorizou a abertura dos  certames com 30 vagas para delegado e 206 para peritos papiloscopistas, agentes de Polícia Científica e peritos forenses. As secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão iniciar o processo de abertura do certame para delegado, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos. O diretor Geral de Policia Civil DGPC, Adriano Garcia Geraldo, acredita que o certame deve começar em janeiro do ano que vem, depois de passar por várias etapas.

Em 2018, Mato Grosso do Sul conseguiu zerar o déficit de delegados  com a inclusão de 72 profissionais na Polícia Civil. Mas nos  últimos dois anos e meio houve a vacância de 30 cargos – que ocorre quando o servidor é exonerado ou falece. Geraldo Garcia informa que os novos delegados devem ocupar cargos em cidades do interior.O diretor   da DGPC disse ainda dos  investimentos da polícia investigativa e do setor de inteligência.

Em outro concurso de provas e títulos terá 42 vagas para perito papiloscopista, 36 para agente de polícia científica, 75 para perito oficial forense criminal e 53 vagas para perito oficial médico-legista. No início do mês, o estado recebeu mais  610 homens e mulheres na segurança  com a  formatura de 130 escrivães e 94 investigadores da Polícia Civil e 386 soldados da Polícia Militar.

Da redação

Foto: Henrique Kawaminami – Campo Grande News