Ouça; Junho Verde conscientiza sobre o tratamento da Escoliose

Campo Grande(MS) – Junho é o mês internacional da conscientização sobre a escoliose. Trata-se de um desvio lateral da coluna, às vezes, discreto, e em alguns casos mais acentuado. Para chamar a atenção sobre o  problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença afeta até 4% da população,  e por isso foi instituído o Junho Verde.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional de São Paulo, Alexandre Fogaça, a escoliose aparece principalmente na infância ou na adolescência e quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhor a chance de tratar.

Pessoas que têm escoliose costumam compensar a curvatura para o lado oposto do desvio da coluna, e outros problemas podem aparecer, como hérnias de disco e estenose, que é o estreitamento dos locais de passagem dos nervos vertebrais, podendo causar dor e dormências. Além de afetar a coluna, a escoliose também pode comprometer o funcionamento de órgãos internos.

O ortopedista Luís Antônio Munhoz da Cunha explica que o tratamento para a escoliose varia de acordo com a sua gravidade.

Existem ainda outros tratamentos para a escoliose, dependendo do caso e da idade do paciente, como o uso de coletes, fisioterapia ou a RPG- Reeducação Postura Global.