Ouça;Brasil recebe 3 milhões de doses da Janssen e MS mais de 30 mil doses

Campo Grande(MS) – O ministro Marcelo Queiroga afirmou em coletiva de imprensa na  noite de sábado, dia 12 de junho, que  3 milhões de doses da vacina chegam na terça-feira, dia 15 de junho  pela manhã  Brasil.

 O prazo de validade dos imunizantes é o próximo dia 27, portanto, o Ministério terá pouco tempo para distribuir e aplicar doses. Por causa disso  a coordenação do Plano Nacional de Imunização PNI decidiu que as doses seriam aplicadas inicialmente nas capitais. O Ministro disse ainda que o lote da Jassen que chega nesta remessa terá um desconto de 25% no valor contratado e que a economia será de R$ 480 milhões de reais, e que o pagamento vai acontecer levando se em consideração das doses efetivamente aplicadas.

 Esta semana a diretoria colegiada da Agencia Nacional de  vigilância Sanitária deve decidir sobre solicitação ao laboratório  da Johnson , para aumentar o prazo de  validade da vacina de 3 para 4 meses e meio e se o pedido  for aceito a validade do lote passa de 27 para 8 de Agosto.  A vacina da Jassen é aplicada em dose única e deve abranger  3 milhões de pessoas em todo o Brasil em Mato Grosso do Sul, serão mais de  34  mil doses do imunizante. Lembrado que a aplicada da vacina vai obedecer o Plano Nacional de  Imunização.

 Sobre a Copa Amérioca Marcelo  Queiroga disse, ainda, que todos os exames dos membros da delegação venezuelana para a Competição estão com Covid-19 serão enviados para sequenciamento genético.  A meta  é verificar a contaminação é por variante do vírus diferente das que já circulam no Brasil. O ministro da Saúde informa que  todos os Protocolos são seguidos à Risca. Dois  integrantes da equipe da Venezuela testaram positivo para o Coronavirus antes da partida contra a seleção Brasileira no Domingo  em Brasília.

Da redação

Foto Divulgação.