Campo Grande(MS) – Estudantes brasileiros em fase de conclusão do ensino fundamental não têm domínio satisfatório em leitura, matemática e ciências. É o que aponta o estudo feito pelo PISA- Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Promovida pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a pesquisa ocorre a cada três anos com alunos de 15 anos, residentes em 79 nações, incluindo o Brasil.
No que se refere à leitura, entre todos os países avaliados, 9% dos jovens se mostraram capazes de diferenciar fatos de opiniões. Já no Brasil, o número é de 2%. O estudo do PISA foi criado para saber até que ponto estudante próximo a concluir o ensino fundamental teve o conhecimento e habilidade essenciais para a participação na vida social e econômica.
A média brasileira alcançada na avaliação foi de 413 pontos, enquanto que os países-membros da OCDE atingiram 487. Os melhores resultados vieram da região Sul, seguido do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. E aqui no Brasil, servem como referência para estabelecer metas de melhorias por meio do Plano Nacional de Educação.
Para o Ministério da Educação, o resultado alerta para a necessidade de se avançar nas políticas educacionais do país. E, neste semestre, será realizado em conjunto com o Inep uma ampla discussão sobre os efeitos da pandemia na educação brasileira e os impactos nas metas do PNE. O debate servirá para traçar novas metas para o plano.
Da Redação.