Ouça; Antes nem havia, Agora cidadão quer escolher que vacina vai tomar.

Campo Grande(MS) – Quatro vacinas estão em uso no país, a AstraZeneca, a CoronaVac, a Pfizer e da Janssen. E, de acordo com o Ministério da Saúde, cada cidade tem autonomia para distribuir as doses, seguindo o Programa Nacional de Imunizações. Mas tem quem prefira escolher qual vacina tomar. As pessoas receberam o apelido de sommeliers de vacina e viraram memes na internet.

A ordem de vacinação leva em conta a chance de as pessoas desenvolverem a forma grave da covid. Por isso, é importante comparecer assim que for chamado. O diretor do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida, avalia que ficar escolhendo qual vacina tomar atrasa o calendário de imunização.

Para garantir o cumprimento do calendário, alguns municípios já editaram decretos estabelecendo punições aos sommeliers de vacina. Entre eles, Criciúma, em Santa Catarina, São Bernardo do Campo, em São Paulo, e Juruaia em Minas Gerais.

Desde o dia 2 de julho, Chapadão do Sul tem exigido assinatura de Termo de Recusa e Responsabilidade daquelas pessoas que recusam receber a vacina levando em conta a marca que está sendo aplicada no dia. Com isso, o cidadão concorda automaticamente em ir para o fim da fila e se imunizar somente após concluído o calendário.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai o mais importante é a conscientização das pessoas.

O Vacinômetro, do Ministério da Saúde, indica que na terça-feira (06) o Brasil superou a marca de 100 milhões de vacinados. Pouco mais de 28 milhões de pessoas já concluíram a imunização com as duas doses ou com a vacina da Janssen, que é de dose única.

Da redação

Foto Divulgação.