Ouça; Especialista ajuda homem com apoio psicológico

Campo Grande(MS) – Homem não chora.  A frase que está imortalizada no imaginário popular, nas letras de música e nos ditos populares resume uma visão masculina de um homem durão, que não se emociona e que não fala dos sentimentos. No entanto, a  idealização traz muitos prejuízos à saúde mental masculina e consequências desastrosas para a sociedade, como explica a psicanalista Sabrina Arini.

Por outro lado, o psicólogo e professor do Mackenzie, Marcelo Santos conta que nos seus 20 anos de prática clínica, observa que tem aumentado o número de homens que buscam apoio psicológico e, parte desse avanço, ele credita ao feminismo e à luta por equidade de gênero.

Recentemente começaram a surgir grupos de apoio e rodas de conversa para homens falaram de sentimentos e emoções. O terapeuta Pedro Maia, que conduz um dos  encontros em Brasília, conta o que é trabalhado lá.

Em São Paulo, a psicanalista Sabrina Irina, junto com outros profissionais, ajuda a conduzir a roda de conversa chamada Fala Homem, que é aberta a todos. Ela comenta como é a receptividade dos participantes.

Se você precisa de apoio emergencial também podem procurar o serviço do CVV, Centro de Valorização da Vida, no número 188. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação