Ouça; Tecnologia de Aspersão evita que lavoura seja destruída pelas geadas

Campo Grande(MS) – Por  causa da geada que prejudica a produção de lavoura, os cafeicultores de  Minas Gerais usam de um método de produção de fumaça para evitar prejuízo na lavoura de café; 541  cidades podem temperaturas negativas neste inverno. A queda na produção de Café atingiu 17% nas  regiões Sul, Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro.

Para tentar proteger a plantação alguns cafeicultores do Sul de Minas, produziram fumaça com a queima de serragem , e palha de Café para criar o efeito estufa que impeça o congelamento   das Plantas.

De acordo com a cooperativa Cocatrel, a iniciativa é dos produtores e que a entidade não indica a pratica por causa da baixa efetividade. O presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito, trata se de uma tentativa..

 Já em Santa Catarina onde o inverno é mais rigoroso, os produtores de Frutas usam uma  tecnologia  chamada de Aspersão, para impedir que a planta morra, a irrigação é usada para criar uma fina camada de gelo em volta das plantas para evitar que eles cheguem as temperaturas negativas, e quando recebe raio solar a planta se recupera sem nenhum prejuízo. A técnica de irrigação robusta e cara so vale mesmo para pequenas  áreas.

O produtor  de frutas de Santa Catarina, Marcelo Susin  da cidade de Videira, descartou prejuízos na produção mesmo com geada forte

A CONAB companhia Nacional de Abastecimento, informa que ainda analisa os impactos das geadas , sobre a produção agrícola no Brasil e estima que a safra de café deve manter o mesmo índice de colheita do ano passado. Com Informações da Radio CBN.  

Da redação

Foto Assentamento Três Corações.