Ouça; Deleagro é segurança de 20 milhões de gado, maquinas, e insumos

Campo Grande(MS) – A implantação da  Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), no primeiro semestre de 2021 é para  reprimir e investigar crimes como o abigeato (furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado), subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

A deleagro  atende furto a partir de  50 cabeças e insumos maquinários  que somam 80 mil reais em  todo o Estado.   De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em 2020, Mato Grosso do Sul  teve 516 ocorrências de abigeato e de janeiro a abril de 2021, os dados  somam 144 casos.

O mais recente envolveu  75 cabeças de gado no dia  18 de agosto em Ribas do Rio Pardo 2  suspeitos foram presos e o rebanho recuperado e o prejuízo seria de 300 mil.  São 20 milhões  de cabeça  em todo o Estado. Do delegado Matheus Zampieri, aconselha a comunidade sempre a fazer a denuncia na policia. Zampiere alerta que o crime na área rural sempre aconteceu.

Além do Gado,  criminosos  estão de olho em equipamentos e grandes maquinas agrícolas.

A  Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), funciona em Campo Grande,  Rua Mário Edson de Barros, 121, Chácara Cachoeira, A unidade ainda vai ser   inaugurada neste mês de setembro, e  vai ser chamar “Delegacia  Mikaill Alessandro Gouvea Faria, primeiro titular nomeado  para a especializada.

João Flores Junior

Foto  Rádiowebms