Ouça; Quais diferenças entre a Dengue e a Covid- 19, especialista alerta !!

Campo Grande(MS) – Com a chegada do período de chuvas no país é preciso redobrar os cuidados para prevenir a dengue. Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2020 foram notificados um milhão de casos da doença no Brasil. Especialistas temem que o número este ano possa ser ainda maior.

A epidemiologista Gabriela Vilar lembra que, em tempo de pandemia, é comum que o paciente, ao passar mal, já associe os sintomas da dengue com os da covid-19. Ela recomenda observar a duração da febre.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal estar podem permanecer por algumas semanas.

A médica lembra que os cuidados básicos para combater o mosquito, como não deixar água parada.

Não existe um tratamento específico para a dengue e sim para os sintomas, com medicamentos para febre, dores no corpo e na cabeça. É importante aumentar a ingestão de líquidos para evitar uma desidratação.

A doença também tem a forma grave, a dengue hemorrágica, que pode levar à morte. Manchas vermelhas e sangramentos na gengiva são os primeiros sinais de alerta. Ouça a reportagem.

Da redação.