Ouça; Saúde do Brasileiro piorou na pandemia por causa de maus hábitos

Campo Grande(MS) – A Pandemia da Covid 19 mudou habito da população em todo o Brasil e ainda do Publicitário, Luís Gustavo Alves que até fazia atividade física antes da chegada da doença, parou por causa do isolamento social.

A situação  do Luís não é isolada. É o que  revela um estudo  feito  pelas universidades Federais mineiras,  UFMS, UFOP, UFV e UFLA, que constatou piora na   saúde da população durante o isolamento social. O estudo foi publicado em duas revistas internacionais de nutrição. Os dados comprovam que a comunidade aumentou o sedentarismo e hábitos nocivos como uso do tabaco e consumo de bebida alcoólica. Em relação as atividades físicas, a média semanal caiu de 120 para 80 minutos, menos da metade do tempo recomendado pela OMS.

Na pandemia o Brasileiro gastou mais tempo na tela de equipamento eletrônico saltou de 6 para 10 horas por dia. E Trocaram frutas e alimentos inatura pelos ultraprocessados.

Tamires Souza, pesquisadora e doutoranda em curso de pós graduação em Ciência em Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG diz que os dados não são animadores .

A coleta de dados online aconteceu entre agosto e setembro de 2020, cinco meses depois da chegada da Pandemia com mais de  1.300 respostas dadas por  homens e mulheres com idades com mais de 18 anos. Agora novos dados são cobrados da comunidade pelas Universidades de Minas ,  para saber se houve melhora na qualidade de vida. Com Informações da Rádio CBN.

Da redação.