Ouça BC determina que PIX passe a ter regra de segurança ao usuário

Campo Grande(MS) – As novas regras para o programa de pagamento pelo aplicativo Pix  devem valer a partir de Novembro deste ano. E os bancos poderão bloquear transações suspeitas por ate 72  horas,  e serão brigados a fazer notificação em caso de suspeita de fraude.

De acordo com o Banco Central o bloqueio vai permitir aos bancos a fazer uma analise criteriosa sobre fraude e vai aumentar a segurança e recuperação de recursos pelos usuários.

Outra medida importante,  é a responsabilização do banco por fraude acontecida por causa de falha no sistema  de gerenciamento de risco da rede bancária.

Em Novembro, as agências serão obrigadas a promover notificação sobre fraude e irregularidade envolvendo o  PIX, hoje,  a medida é  facultativa. Uma das ações  de segurança para evitar Fraude e crime, é o  valor da transferência ou deposito pelo aplicativo  que é  de R$ 1 mil por pessoa física, a medida vale desde  4  de outubro no período entre as 8 da noite até as seis horas da manhã.

A redução de valor nas transações  deve  evitar o sequestro relâmpago. O superintendente do Procon em Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão, orienta e ficar atento ao usar o aplicativo.

As novas regras de  segurança sobre transações e operações financeiras pelo PIX devem estar implantadas no dia 16 de Novembro quando o aplicativo completa um ano de existência.

Da redação.