Ouça; Suspensão de exportação para China pode baixar preço de carnes

Campo Grande(MS) – Desde o dia 4  de setembro depois da descoberta de  dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como a doença da vaca louca, o  governo brasileiro suspendeu   as exportações de carne bovina para a China. Os casos de vaca louca foram confirmados em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte.  São o quarto e quinto casos de vaca louca atípica registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou a ocorrência de casos de vaca louca clássica, segundo a Agricultura.

Pesquisador de Pecuária do centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, e professor da Unesp, Tiago Carvalho reconhece a queda de preço do  boi no pasto que não chegou ao consumidor. E a carne de frango e suína também pode ter queda no preço.

O especialista destaca aumento de preços nos componentes na produção de carnes entre eles a falta de água.

As  declarações   do e professor da Unesp, Tiago Carvalho, foram feitas á Rádio CBN.

Os casos de vaca louca atípica ocorrem por causa de uma mutação num único animal. Já os casos clássicos, que é quando o animal é contaminado por causa de sua alimentação, poderiam afetar mais de um bovino por vez.

Da redação

foto Ilustração Rede Social.