Ouça: MS reforça campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Campo Grande(MS) – O Ministério da Saúde lançou na terça- feira (30) a campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e zika vírus. A ação é para informar e mobilizar toda a sociedade sobre a importância de manter as ações de eliminação de focos do mosquito, especialmente neste período que antecede o verão, para evitar surtos e epidemias.

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado. De acordo com a Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS), o Brasil tem mostrado uma estratégia favorável de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com o uso de inseticidas de primeira ponta e tem sido pioneiro em detectar novos arbovírus. Nesse contexto, a coordenadora da unidade de Vigilância da Opas, Maria Almiron, fez um chamado para que, neste cenário de pandemia da covid-19, o Brasil seja pioneiro no controle de vetores em 2022.

Representando o ministro da Saúde, no lançamento, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, explicou que a campanha vai durar cerca de 30 dias e conta com a ajuda da população.

Da redação