Ouça; Dez por cento da população do Brasil ainda não conta com livre acesso

Campo Grande(MS) – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro. De acordo com a ONU, as pessoas com deficiência representam 10% da população mundial, sendo necessário garantir boa qualidade de vida e dignidade para os que têm algum tipo de deficiência. A oftalmologista especialista em deficiência visual, Glaucia Matos, explica porque a data é relevante.

Em muitos lugares, as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitas dificuldades e preconceito. Renato Maris Gonçalves foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2011, e desenvolveu um tronco cerebral que é responsável pelos movimentos, fala, respiração e batimentos cardíacos.

Hoje ele enfrenta dificuldades na fala e na locomoção. Sua esposa e cuidadora Sanda Issida conta que a questão da falta de acessibilidade, é algo que Renato sofre bastante.

No Brasil, existe o estatuto da pessoa com deficiência, que foi instituído por lei em 2015, para promover a inclusão de forma igualitária para que o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais sejam assegurados. Com informações da Rádio Brasil 61.

Da redação

Foto Divulgação.