Ouça; Idoso aumento de peso em 8% em dez anos e precisaria se cuidar aos 30

Campo Grande(MS) – O sobre peso em idosos aumentou de 53% para 61,4%  entre 2006 á  2019 no Brasil. A constatação faz parte de um estudo de mestrado da Universidade Federal de  Minas Gerais,  que analisou  índices de obesidade e sobre peso entre os idosos. O estudo envolveu duzentas mil pessoas. Em 13 anos de pesquisa,  a prevalência de obesidade cresceu e saiu dos 16,1%  em 2016 para 23% no final da coleta.

Os dados de peso e altura foram usados para calcular o IMC – Índice de Massa Corporal. Os idosos que mais ganharam peso , são homens com escolaridade intermediária, e que moram em áreas menos desenvolvidas. Laura Cordeiro Rodrigues, coordenadora de pesquisa,  detalha  que o  estudo contatou ainda que em todos os grupos houve aumento das taxas  de sobre peso quanto de obesidade.

Laura Rodrigues lembra que a partir dos 30 anos, a população começa a perder Massa muscular e  ganha mais gordura, e  uma atividade física deve ser feita, bem como o cuidado com a alimentação.

De acordo com Laura Cordeiro Rodrigues, coordenadora do projeto, o aumento de peso está  associado  ao padrão de Consumo e ao ambiente alimentar.

O trabalho recebeu recursos do Ministério da Saúde  e, é o primeiro, em 10 anos de análises que acompanha  obesidade na terceira idade. Com Informações da Rádio  CBN.

Da redação

Foto Reprodução.