Ouça; Energisa é a pior em reclamação de 2020, Concessionária não concorda

Campo Grande(MS) – Já está disponível no site do Procon/MS o ranking das empresas que mais receberam reclamações em 2021, o documento  pode auxiliar o consumidor sul-mato-grossense que irá as compras de final de ano.

O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, destaca que o órgão cumpre a sua função de proteger as relações de consumo, e que o consumidor está mais confiante no trabalho realizado.

O levantamento também registrou 21.750 atendimentos ao público, aumento de 15% comparado ao ano anterior. A pior empresa prestadora de serviço de Mato Grosso do Sul é a Energisa A Energisa, concessionária que distribui energia elétrica a mais de 1 milhão de moradores em 74 cidades de Mato Grosso do Sul, foi o segmento que mais recebeu reclamações no ano de 2020.

Mesmo sendo a pior no  ranking, a empresa encerrou o ano de 2020 sem receber sequer uma multa. Foram  900 denúncias feitas por consumidores em 2020. O número é mais de 50% superior ao registrado no ano anterior, quando foram feitas 591 reclamações.

Para a direção da  Energisa, o ranking do Procon-MS estaria apresentando ‘reclamações improcedentes’, que somam, segundo a concessionária, 95% do total de atendimentos. Confira a nota:

Ajustando o número no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), base dados que é utilizada pelo próprio Procon, o número correto seria:

(+) Número Considerado no Ranking pelo PROCON – 930
(-) Atendimentos e Orientações (Não são reclamações) – 380
(-) Reclamações Improcedentes e arquivadas (Foram todas respondidas e não existia procedência) – 307

A distribuidora reforça ainda que o ranking em número absoluto não representa a eficiência das empresas, pois empresas que tem poucos clientes são comparadas a empresas que atendem milhões de clientes, como é o caso da Energisa. Se considerarmos, portanto, os ajustes citados acima, a posição da empresa no ranking seria substancialmente alterada“, disse.

Da redação