Ouça; Alerta; Bandidos usam Chip Branco para cometer crimes

Campo Grande(MS) – Quem já fez a portabilidade do celular ou perdeu o aparelho telefônico, já viu de perto como funciona o chip em branco das empresas de telefonia. Com alguns dados como o CPF ou o número do celular é possível pedir um novo chip e continuar com acesso ao velho número.

O problema é que essa facilidade também abre portas para estelionatários praticarem o golpe da troca de chip, ou golpe do chip branco. O crime consiste em cancelar as linhas telefônicas das vítimas habilitando chips novos. Com o controle do número, é possível acessar a lista de contatos, receber SMS, WhatsApp e ligações telefônicas e com tudo isso, ter acesso até a aplicativos bancários.

A base do golpe são as fragilidades de segurança das operadoras de telefonia, como explicou o diretor Geral do Procon no Distrito Federal, Marcelo de Souza do Nascimento.

A recomendação é comunicar imediatamente a operadora de telefonia para cancelar o chip clonado e registrar o Boletim de ocorrência. O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Sergio Bautzer explica os motivos.

Da redação