Ouça; Vacina tem mais eficácia em quem faz atividade física, revela pesquisa

Campo Grande(MS) – Uma pesquisa revelou que os pacientes que faziam exercícios físicos regularmente tiveram 40% a mais de chances de desenvolver anticorpos contra o coronavírus após a vacinação e 50% de continuar com a presença desses anticorpos seis meses depois de ter tomado as duas doses da vacina.

Um dos autores do estudo, o fisiologista, Bruno Gualano, explicou eu os exercícios físicos estimulam o sistema imunológico de uma forma geral para todos os tipos de doenças, inclusive contra a covid-19.

O estudo foi realizado em duas fases e acompanhou mais de 1 mil e seiscentos pacientes. Cerca de 900 deles eram considerados ativos e pouco mais de 700 sedentários. Para se encaixar no critério de praticante de atividade física, a pessoa precisava fazer no mínimo 150 minutos de exercícios por semana, ou seja, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana. Entraram na conta todas as atividades que movimentam o corpo de forma intensa ou moderada, como passear com o cachorro ou ir de bicicleta para o trabalho. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação