Ouça; Infecção por gripe e Covid aumenta através de casos de Furona

Campo Grande(MS) – Já existem brasileiros diagnosticados com Flurona, que testam positivo para a covid e Influenza ao mesmo tempo. O termo foi criado a partir da palavra “flu” (gripe em inglês) e “rona” (de coronavírus). Em Mato Grosso do Sul o Governo do Estado já confirmou na manhã de terça – feira (4) seis pacientes com Flurona, os casos foram registrados em três municípios do Estado, quatro em Corumbá, dois meninos de 9 anos, um homem de 55 e um bebê de cinco meses. E os outros dois casos foram registrados em Dourados e Campo Grande, um rapaz de 21 anos e uma jovem de 19 anos.

O virologista e professor da Universidade de Brasília, Bergmann Ribeiro, explica que a Flurona não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina.

Ele acrescenta que os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, e só mesmo um exame de laboratório pode confirmar casos de Flurona.

Já os sintomas de uma dupla infecção não são necessariamente mais graves, e podem até ser leves, mas isso depende da imunidade de cada pessoa. O virologista aponta os cuidados que se deve ter para evitar o duplo contágio.

Bergamnn Ribeiro relata que, com as festas de fim de ano e a não obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes externos, o contágio subiu naturalmente. Ele informa outras causas para o registro de casos de Flurona no Brasil.

O primeiro caso de Flurona neste ano foi detectado em Israel, em uma mulher grávida não vacinada, de acordo com o Ministério da Saúde daquele país. Ela recebeu alta em 30 de dezembro, depois de tratada com sintomas leves. Os primeiros casos de Flurona já tinham sido detectados nos Estados Unidos em 2020, o primeiro ano da pandemia da covid-19.