País tem mais de 700 mil mortes por insuficiência renal por causa de agrotóxico

Campo Grande(MS) – O Brasil registrou mais de 770 mil mortes por insuficiência renal num intervalo de 14 anos, um aumento de 300% entre 2006 e 2019, segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. A doença é caracterizada quando os rins param de exercer sua função de filtrar o sangue.

A relação entre o trabalho e as mortes também faz parte do estudo. Os profissionais da agropecuária foram os mais afetados por complicações renais, três vezes mais se comparado a outras categorias. Alguns fatores contribuíram para esse aumento, como explica Cleber Cremonese, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Os pesquisadores usaram dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, com os registros de óbitos por insuficiência renal como causa básica ou associada. Aproximadamente 50% das mortes foram causadas pelo tipo crônico da insuficiência, levando a uma lesão lenta, progressiva e irreversível dos rins.

E 45% foram casos de insuficiência renal aguda, quando se perde a função renal rapidamente e de maneira subida. E os outros 5% das mortes foram declarados como insuficiência renal não especificada nos registros apurados.

E na sexta feira dia 07 de Janeiro, o  locutor, conhecido na região das Moreninhas,  Izaque Jordão, de 47 anos, faleceu  possivelmente intoxicado por herbicida. A Polícia Civil apura o caso, Izaqye tinha uma horta urbana, no Bairro Campo Nobre, em Campo Grande. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente de intoxicação aconteceu no local. Ele chegou a ser atendido pelos Bombeiros, após ter um mal estar durante pulverização de herbicida (Randap). Ainda de acordo com os militares, a vítima apresentou vômitos, broncoaspiração e parada cardíaca. Ele foi submetido a reanimação cardiorrespiratória com choques, medicações, porém morreu no local.

Eles ainda relataram que a família informou que Izaque apresentava sintomas de gripe. O caso gerou comoção nas redes sociais, que renderam várias homenagens ao locutor.

Da redação

foto Rede Social.