Vacinação contra Coronavírus ja começou em criança na cidade de Maracaju

Campo Grande(MS) – Em  Maracaju cidade distante á  160 quilômetros de Campo Grande, teve início na tarde de sábado 15-01 a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com Comorbidade e de crianças de 11 anos sem Comorbidade,   depois de receber as chamadas doses terapêuticas da fabricante da Pfizer adquiridas e distribuídas pelo Governo Federal aos governos estaduais e, consequentemente aos municípios.

Neste sábado 15-01 19 (dezenove) crianças receberam o imunizante, bem como, o processo ocorreu de forma separada dos adultos, isto é, enquanto os adultos e jovens seguem sendo imunizados no Salão da Igreja Santo Antônio a vacinação das crianças ocorreu no Posto Central.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha o momento é importante e demonstra o compromisso da administração municipal de não deixar doses guardadas, acelerando o processo de imunização, mas com responsabilidade e bom atendimento aos pais e seus filhos.

Maracaju é uma referência desde o início do processo de imunização da COVID-19, antecipamos a vacinação, diante da boa procura, através do cadastro de crianças de 05 a 11 anos com comorbidades e também de 11 anos sem comorbidades, tratando-se este do primeiro grupo de imunização desta nova etapa, sempre de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Conclamamos aos pais ou responsáveis que optem pela ciência e cuidado com nossos pequenos, façam o cadastro e vacinem seus filhos, netos e sobrinhos.” Explicou Thiago Caminha.

O Secretário ainda reforçou o regramento da vacinação das crianças, sendo obrigatório o pré-cadastro pelo link, ocorrendo de forma exclusiva por este cadastro, assim a criança é vacinada com a presença de pais ou responsáveis e mediante a assinatura de um termo de autorização.

Para quem tiver dificuldade de cadastro ou não tiver acesso à internet, a partir da próxima segunda-feira 17-01 as Unidades Básicas de Saúde terão colaboradores, auxiliando a fazer o cadastro, bem como a listagem completa das unidades que farão este trabalho será divulgada a partir da mesma data.

LISTA DE COMORBIDADES AUTORIZADAS PARA A VACINAÇÃO: 

– Deficiência permanente
– Diabetes Mellitus
– Pneumopatias Crônicas graves
– Hipertensão arterial
– Doenças cardiovasculares
– Doenças neurológicas crônicas
– Doenças Renal Crônica
– Imunocomprometidos
– Doença facilforme e Talassemia maior
– Obesidade mórbida (IMC>25)
– Síndrome de Down
– Doenças hepáticas

A criança que se encaixar nesses critérios, o responsável deverá apresentar comprovação no ato da vacinação. Com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Maracaju.

Da redação