Ouça; Apologia ao Nazismo e Racismo poderá render até 6 anos de cadeia

Campo Grande(MS) – Por iniciativa da senadora  Simon Tebet(MDB), pré-candidata à presidência da República, um  projeto de lei, com apoio da Bancada Feminina, para criminalizar a apologia ao nazismo  foi apresentado no senado da República na quarta feira dia 9 de fevereiro.

Simone  criticou episódio recentes de estímulo ao discurso de ódio ou em sintonia com o nazismo. Esta semana o  apresentador Monark, do Flow Podcast, defendeu abertamente que um partido nazista fosse reconhecido legalmente no Brasil.

Simone ainda alertou para o aumento de grupos neonazistas no Brasil. Estima-se a existência de 530 grupos de extrema direita, com  10 mil participantes. Na justificativa do projeto, a senadora Simone lembra  que o  motivo de grupo é propagar e alimentar discurso de ódio contra as minorias. Países como Bélgica, Alemanha, Itália, Grécia e Áustria, já criminalizam a negação do holocausto.

Em Plenário, Simone revelou “total indignação” com episódios recentes. Além do caso do Monark, Simone lembrou  do jovem negro preso injustamente, do congolês assassinado e das ameaças em tom de piada contra o jornalista Pedro Doria, a pesquisadora Michele Prado e o ex-senador Cristóvão Buarque, “ameaçados por defender a democracia”. Ouça a reportagem.

 

Da redação.

Foto; Divulgação.