Ouça; Dia Nacional de combate as drogas e álcool, alerta para riscos alerta

Campo Grande(MS) – O uso abusivo de drogas é um problema de saúde pública em escala internacional, com consequências que afetam a saúde física e psicossocial de indivíduos e de todas as classes socias, faixas etárias, gêneros e raças, segundo a Organização Mundial da Saúde.

E 20 de fevereiro, data que marca o Dia Nacional de Combate às drogas e ao Alcoolismo, governos, profissionais e grupos de autoajuda promovem campanhas para alertar sobre os malefícios do uso indevido de substâncias psicoativas.

Carla Bicca, da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica que o uso abusivo de drogas passa primeiro pela experimentação. E, por isso, a prevenção é a melhor estratégia para evitar quadros de dependência.

Quanto ao tratamento desta que constitui uma doença crônica e progressiva, Carla Bicca destaca a necessidade de tratamentos personalizados.

Quando o usuário de drogas coloca em risco a própria vida e de outras pessoas, a internação pode se recomendada, como ressalta a especialista.

Já o processo de recuperação passa pela reformulação do estilo de vida e da manutenção do tratamento, afirma Carla Bicca.

Em parceria com o Ministério da Cidadania, o Narcóticos Anônimos possui a central de atendimento telefônico 132 para dependentes e familiares conhecerem a ação. Mais informações também podem ser consultadas pelo site www.na.org.br

Da redação

Foto Ideal Med