Ouça; Consumo excessivo de chá pode fazer mau ao fígado e ao rim, alertam especialistas

Campo Grande(MS) – O consumo indiscriminado das plantas medicinais, tidas como inofensivas, pode ocasionar sérios danos à saúde. Facilmente encontradas nas feiras livres, a maioria das folhas indicadas para chás é encontrada in natura. O gastro-hepatologista Raymundo Paraná deixa um alerta de que o famoso chazinho também pode ser perigoso.

Recentemente, o caso de uma enfermeira de 42 anos, que morreu de hepatite fulminante, após fazer o uso contínuo de cápsulas de chá para emagrecimento, acendeu um alerta para muitas pessoas que costumam incluir por conta própria esta prática na dieta. A pós-doutoranda em nutrição Rosângela Passos destaca a relação desse consumo com lesões hepáticas, sobretudo em mulheres.

A estudante Samara Ribeiro é adepta dos chás e das cápsulas fitoterápicas. Mas tudo com a orientação de um profissional de saúde.

A farmacêutica Cristiane Almeida ressalta a importância de não consumir nada sem prescrição de um profissional habilitado. A doutora em nutrição alerta que, quando falamos do consumo de chás, o bom senso sempre tem que prevalecer.

Da redação