Ouça; Vítima da Endometriose diz que não consumia água e campanha ajuda

Campo Grande(MS) – Assim como acontece em todos os meses do ano, o Março Amarelo chama atenção para uma doença que atinge várias mulheres, a endometriose. Segundo uma pesquisa realizada pela Anvisa, o distúrbio pode atingir até 10% da população feminina do Brasil.

A endometriose é causada pelo acúmulo, em outras partes do corpo, de células que estão localizadas na parte interna do útero, chamado de endométrio, que são eliminadas durante a menstruação. Geralmente, esse acúmulo acontece em regiões como ovários, bexiga e intestino.

Segundo o médico ginecologista Marcos Travessa, não se sabe as causas da doença, existem diversas hipóteses e que uma cólica forte pode ser um dos sintomas que ajudam na identificação da endometriose.

A terapeuta especialista em fitoterapia e ginecologia natural Ariane Steffen, de 47 anos, sofre com esses sintomas. Ela diz que a princípio era assintomática, mas, ela se deparou com a dificuldade para engravidar. Ariane tentou por três anos ter uma criança e após passar por uma cesárea, começou a conviver com as dores.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde oferece dois tipos de tratamento, o clínico, que neutraliza o estímulo hormonal, proporcionando uma melhora no sistema da doença, além do uso de remédios para dor. E o cirúrgico, que é indicado para os casos mais graves e que não tenham tido melhora com os medicamentos hormonais.

Da redação