Ouça; Saiba como age o criminoso em golpe pelo WhatsApp em todo o Brasil

Campo Grande(MS) – Uma operação conjunta entre o Ministério Público, a Polícia Militar de Minas Gerais e do Ministério Público e a Polícia Civil do Mato Grosso resultou na prisão de sete pessoas suspeitas de participação em golpes por WhatsApp.

As investigações da Operação Camaleão começaram em junho do ano passado quando as forças de segurança de Minas Gerais perceberam um grande aumento de denúncias de farsantes que se faziam passar por familiares das vítimas, que alegavam ter trocado de número de telefone e que, por algum motivo, precisavam de dinheiro emprestado.

O promotor da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernético, Mauro Ellovitch, explica como os criminosos agiam.

A porta-voz da Polícia Militar, major Laila Brunella, diz que a investigação só foi possível porque muitas das vítimas denunciaram o golpe. A major explica ainda como não perder dinheiro em golpes pelo WhatsApp.

A estimativa do Ministério Público é que a quadrilha tenha movimentado cerca de R$10 mil por dia com os golpes. Por isso foi pedido a justiça bloqueio de um milhão e oitocentos mil reais para o ressarcimento às vítimas. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação