Ouça; Uso de termo neutro causa polêmica na língua Portuguesa.

Campo Grande(MS) – Dia 05 de maio foi o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A língua que a gente usa todos os dias e que volta e meia passa por mudanças. Vai acento, vêm hífen, saí trema, mas uma outra alteração gera polêmica. A adoção de termos com neutralidade de gênero, principalmente quando isso ocorre na escola.

A professora de ensino básico, Arian Renee acredita que é preciso ter outras prioridades.

Por motivos ideológicos, alguns agentes públicos decidiram proibir o uso da linguagem neutra. E agora, essas proibições são questionadas na Justiça. A artista Katrinna Luna, que é travesti, defende a adoção de termos e pronomes que contemplem as pessoas que são não binárias, que não limitam sua identidade de gênero ao masculino ou ao feminino.

A linguista e professora da Universidade de Brasília, Rosineide Magalhães de Sousa, afirma que a língua é dinâmica e deve ser usada de acordo com o contexto.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 2019 pela Unesco. De acordo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o idioma é falado por 265 milhões de pessoas, distribuídas em nove países, localizados em quatro continentes. Com informações da Radio Agencia Nacional.

Da redação