Tiros em plenário rendem cobrança de comportamento de Catan na ALEMS

Campo Grande(MS) – O Documento é  assinado por Amarildo Cruz (PT), Paulo Duarte (PSB) e Pedro Kemp (PT) e solicita a averiguação sobre a conduta de João Henrique Catan (PL) foi formalizado na quinta-feira (19). Indignados com o episódio de disparos de tiros durante sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no dia 17 de maio,  e que se tornou alvo de críticas em todo o País, os deputados  protocolaram representação contra o autor dos disparos, deputado João Henrique Catan (PL).

A representação é embasada  na Resolução 058/2010 que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar e  protocolada junto Corregedoria da Assembleia Legislativa do MS, é para avaliar o comportamento do deputado estadual João Henrique quando da votação do PL 417/2022 no dia 17 de maio. Participando da sessão de forma remota, de um local similar a um estande de tiros, ele declarou:  “Senhor presidente, a aprovação deste projeto visa ajudar a armar o cidadão de bem. O armamento acaba com as invasões ilegais, diminui a criminalidade, prevalecendo o nosso direito de propriedade, lembrando que o povo armado jamais será escravizado. Este projeto é um tiro de advertência no comunismo e na mão leve que assaltou este País. Por isso, senhor presidente, uma salva de tiros, uma salva de sim”.

Pedro Kemp, que travou discussão na tribuna com Catan, ponderou ao dizer que nesse momento, “a representação é para a corregedoria abrir sindicância e apurar se houve comportamento incompatível com o decoro parlamentar. Se concluir que houve, vai para a comissão de ética que decide pela punição, podendo ser uma advertência até cassação do mandato”, explicou. O projeto 417 de Catan foi aprovado por 19 deputados e cinco votaram contra, Felipe Orro, Lucas de Lima, Pedro  Kemp, Amarildo Cruz e Paulo Duarte.

Da redação

Foto RW