Ouça; Bebida energética não é indicada para menor de 18 anos

Campo Grande(MS) – Ao longo dos últimos anos o consumo de energéticos e bebidas esportivas se popularizou entre crianças e adolescentes. Uma pesquisa norte-americana, revelou que 31% dos adolescentes com idades entre 12 e 17 anos consomem bebidas energéticas à base de cafeína. A título de comparação, na mesma pesquisa, mas com foco em jovens e adultos, de 18 a 24 anos, 34% desse público consome o mesmo tipo de bebida.

As bebidas esportivas são os isotônicos, que possuem na sua composição carboidratos, minerais e eletrólitos. Já os energéticos são fabricados a base de estimulantes, como café e guaraná.

O Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou um estudo  o sobre o consumo dos produtos pelos jovens. A médica Mônica Moretzsohn (MORÉTISON), membro do departamento, ressalta a importância dos pais e responsáveis estarem atentos a este tipo de bebida.

A educadora física Maria Katia Chaves, mãe de dois filhos menores de idade, não permite que eles consumam essas bebidas.

No Brasil, está em tramitação no Congresso Nacional o projeto de lei que proíbe a venda, a oferta e o consumo de bebidas energéticas para menores de 18 anos. Com informações da Rádio Brasil 61.

Da redação