Ouça: Vacinação contra Sarampo e Gripe é pífia e está abaixo de 35% e preocupa

Campo Grande(MS) – A Campanha de vacinação contra Gripe e Sarampo do Ministério da Saúde entra em sua última semana de mobilização com baixa adesão por parte do público-alvo. De acordo com o Localiza SUS, apenas 33% dos 79 milhões de pessoas, receberam a vacina contra a Influenza. Já a cobertura vacinal contra o sarampo é de 29% entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos que, juntas aos profissionais de saúde, são o foco da campanha.

A segunda etapa da vacinação contra a gripe e o sarampo acaba na próxima sexta-feira (03). Entre os grupos prioritários estão idosos, trabalhadores da saúde, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas e professores.

Quanto ao lançamento da campanha contra as duas doenças, o ministro Marcelo Queiroga já chamava a atenção para a necessidade do público- alvo da mobilização se dirigir a uma das 38 mil salas de vacinação.

O Brasil ficou um ano sem registrar nenhum caso de sarampo e, em 2016 a doença foi considerada erradicada do país pela Organização Pan-Americana de Saúde, a OPAS. Mas o Brasil voltou a registrar ocorrências do sarampo em 2018, o que fez o Ministério da Saúde voltar a fazer as mobilizações frequentes contra a doença. O objetivo da campanha deste ano é interromper a circulação do vírus e reduzir complicações e o número de óbitos pela doença, como explica Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde.