Ouça; Alto preço do Diesel pode levar ao racionamento do produto no Brasil

Campo Grande(MS) – O Brasil compra 30% do óleo Diesel consumido no País, A defasagem é de R% 37 centavos por litro, de acordo com a ABICOM  Associação Brasileira dos Importadores de combustíveis. Sérgio Araújo, presidente da entidade informa via Email que a Associação reforçou ao governo Brasileiro sobre o desabastecimento de óleo Diesel. E defendeu a criação de um fundo de Estabilização para que o aumento não seja  repassado ao consumidor final. Ainda segundo o diretor Executivo da ABICOM, o governo poderia usar recursos dos Rayters participações especiais e dividendos pagos pela Petrobrás.

Já para o Economista Cesar  Bergo, professor da Universidade de Brasília, diz que a  criação do  fundo é uma saída, mas que a contribuição não deve ser somente pública e deve contar com   dinheiro privado. Outra solução,  seria mais investimento em refino.

A agencia Nacional do Petróleo. ANP  informa que está empenhada em acompanhar a negociação e propor  medidas necessárias, para garantir a oferta do Diesel,  mas não sabe ainda quais medidas seriam adotadas. Com Colaboração de Daniel Brum, da Rádio Nacional de Brasília.

Da redação