Morre a bióloga e ex secretária de Meio Ambiente do MS, Emiko Resende.

Campo Grande(MS) – O Mato Grosso do Sul e o Meio Ambiente não podem mais contar o a conhecida bióloga,  Emiko Resende.
Para lembrar um pouco da trajetória e da importância e dedicação a  qualidade de vida do Planeta. A Rádiowebms pública na íntegra o texto do jornalista Edson Moraes, com o título Mais de VocÊ.
O mundo se esvazia quando gente assim vai embora.
Mas no mesmo instante o vazio sai de cena e o legado ocupa seu lugar.
Ainda assim, não há como não curvar-se à saudade e à real sensação de que os seres necessários e imprescindíveis ocupam lugares sem substitutos, titularidades sem suplência.
Porque você é item raro na rara coleção de agentes humanos fundamentais para a Humanidade.
Você fez do exercício profissional das Ciências Biológicas um credo pessoal, moral, conceitual e devocional de respeito e de amor à vida e aos vivos!
Você cuidava das aves, répteis, mamíferos e dos peixes – ah, os peixes! – como a mãe que cuida da cria, dá o banho, o leite o colo e a lição de coragem para construir amanheceres!
Obrigado, Emiko!
Há um tudo de você em cada sopro verde de oxigênio que matas e rios pantaneiros derramam a partir de agora, em sopros de confiança e de compromisso com a construção dos melhores ambientes para a vida dos homens e dos animais!
Há um tudo de você em cada folha ciliar renascida para a higienização dos rios, para a desinfecção das ambições, para a alvura transparente dos espaços, para a convivência harmônica e natural entre as estações, os climas, a chuva, o sol, os astros, a cheia e a estiagem!
Obrigado, Emiko!
*********** Ex-secretária estadual do Meio Ambiente, ex-chefe geral da Embrapa Pantanal, bióloga, pesquisadora e amante arrebatada da natureza, da vida e da Humanidade, Emiko Kawakami de Resende, 74 anos, despediu-se da Terra nesta quinta-feira, 09.06.2022. E já deve estar por aí, fazendo ninhos com os tuiuius ou mergulhando com os peixes da bacia pantaneira.
Edson Moraes – Jornalista e Escritor