Ouça; Fundação Osvaldo Cruz capacita técnicos para tratar da varíola dos Macacos

Campo Grande(MS) – O treinamento é uma iniciativa da organização Panamericana de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a fundação Osvaldo Cruz. Entre os temas abordados estão,  os procedimentos de  detecção e o diagnóstico do Vírus para uma resposta rápida a uma possível emergência Sanitária. A capacitação incluí treinamento pratico para o diagnóstico da doença em tempo real e  a identificação  de linhagens virais que são da África Central e Ocidental. A pesquisadora do Instituto Osvaldo Cruz, Lurdes Oliveira reforça a importância da capacitação..

A organização Panamericana de Saúde recomenda que todos os casos suspeitos de varíolas dos Macacos devem ser testados. Alguns dos Sintomas podem ser lesões na pele, dores no corpo e de Cabeça.

E segundo a Fiocruz,  a letalidade é confirmada entre, 1(hum) e  10 por cento, com quadros mais graves em crianças e pessoas  com imunidade reduzida. A transmissão da Varíola dos macacos acontece por contatos pessoais como beijo, abraço, ferida infecciosa ou fluídos  corporais,  além de secreção respiratória. Com Colaboração de Tatiana Alves, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Da redação

Foto ilustrativa.