Ouça; Em 2021 de cada mil brasileiros, 14 fizeram doação de sangue

Doação Sangue

Campo Grande(MS) – O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Doação de Sangue, na última terça feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. Em 2021, a cada mil brasileiros, apenas 14 foram doadores, o que equivale a 1,4% da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação é de que este número esteja entre 1% e 3% da população para atender a demanda em todas as regiões.

Em 2022, o ministério investiu um bilhão e 800 milhões de reais nos serviços de hematologia e hemoterapia para a reestruturação da rede, modernização das unidades e qualificação dos profissionais. Segundo o ministro substituto da Saúde, Arnaldo de Medeiros, os investimentos demonstram a importância da doação.

A servidora do Ministério da Saúde, Natália Gardine foi uma das pessoas que sentiram a importância da doação de sangue. Ela fez uma cirurgia recentemente, sofreu uma hemorragia severa e precisou de transfusão para sobreviver.

A doação de sangue é um gesto solidário e pode ser feita no Hemosul mais próximo. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Para mais informações o número do Hemosul de Campo Grande é o 3312-1500.

Da redação