Ouça; Governo e Parlamentares querem mudar regras na Petrobrás taxar empresa

Campo Grande(MS) – Líderes de partidos devem se reunir nesta segunda feira, 20   de junho com o presidente da câmara Federal,  Arhur Lira para uma resposta sobre o mais novo aumento da Petrobras anunciado em mais de  5% para a gasolina e em mais de 14% para o óleo Diesel.  O novo aumento prejudica a  possibilidade de reeleição do presidente Jair Bolsonaro e foi considerado estouro do estopim, pelo presidente da Câmara.

No encontro,  Lira deve reafirmar a possibilidade de dobrar a taxação dos lucros da empresa, para financiar um subsídio aos motoristas de aplicativo, taxista e caminhoneiro. Uma espécie de vale aos motoristas autônomos. E ainda rever a política de preços da Petrobrás,   já que,  a empresa reajusta o valor da gasolina e Diesel de acordo com o Valor do Dólar no mercado,  internacional.

Para Willian Nozaki, Coordenador Técnico do Instituto de Estudos  Estratégicos do Petróleo, gás  Natural e biocombustíveis, uma medida de fato para  segurar os preços dos combustíveis só vai acontecer depois de mudança na politica de Preços da Petrobrás.

Governo e Parlamento falam na abertura de uma CPI para investigar aumentos e lucros da direção da Estatal. Medida defendida pelo próprio presidente Bolsonaro. Que espera a criação da CPI ainda nesta semana na. Mas, aliados do presidente temem que uma CPI Agora poderia ser prejudicial a reeleição do presidente, porque a União é a maior acionista da empresa a responsável pela indicação da presidência e Conselho na Companhia. O assunto ainda deve ter desdobramento nesta  segunda feira, 20 de junho.

Da redação

Foto Isac  Nobrega / PR