Justiça determina fim de paralisação 80% em atividade no transporte urbano de C.Grande

Campo Grande(MS) – André Luís Moraes de Oliveira,  desembargador Federal do trabalho,  determinou através de liminar que o  STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande) termine com  greve “surpresa”. E que,  80% da frota de ônibus da Capital volte a circular. O desembargador também marcou para o final da tarde de hoje dia 21  de Junho,  audiência de conciliação entre o Consórcio Guaicurus  e o sindicato  dos trabalhadores.

Para a justiça, a paralisação, que pegou todo mundo de surpresa nesta manhã, é ilegal. Por ser atividade essencial, mesmo em caso de greve, precisa ser mantida. “No caso dos autos, conforme visto, a greve foi deflagrada sem observância aos ditames legais, sendo, prima facie, abusiva”.

A paralisação  por  por tempo indeterminado, segundo o  presidente do STTCU, Demétrio Freitas, foi tomada depois que o Consórcio Guaicurus enviou ofício à Prefeitura de Campo Grande informando que não pagaria o vale referente a 40% dos salários dos trabalhadores, que venceu no dia 20.  As empresas justificam situação financeira do grupo é “bastante grave. E caso a decisão judicial não seja cumprida, o sindicato dos  trabalhadores  será multado em R$ 200 mil por dia.

João Flores Junior

Foto Rádiowebms.