Confronto entre Policia e índios termina deixa um morto e 11 feridos em Amambai.

Campo Grande(MS) – No confronto entre Policiais Militares e indígenas na região de Amambai, Sul na tarde desta  sexta feira  dia 24  de junho, um índio ainda não identificado teria   chegado ao Hospital Regional da cidade sem vida.

A ocorrência foi relatada pelo prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira (PSDB). Segundo ele, o homem sofreu ferimento no abdômen. Médico, o prefeito acompanhou  o atendimento no hospital. Ainda de acordo com ele, 11 pessoas entre policiais e indígenas ficaram feridos durante um confronto.

Em entrevista coletiva, de imprensa na sede da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, depois das 16h00 horas de hoje, o  secretário Antônio Carlos Videira,  disse que  entre os indígenas também há estrangeiros, possivelmente paraguaios. Isso, porque eles vêm ao país vizinhos tentar cooptar indígenas  para trabalhar na  colheita de maconha.

A suspeita é de que os “ paraguaios”  armados que  entraram em  em confronto com os policiais do Batalhão de Choque. O grupo de 30 pessoas, entre indígenas e  estrangeiros, ocuparam a  fazenda na quinta-feira (23). Inicialmente, policiais foram ao local e eles saíram, mas depois retornaram.

Gerente da fazenda chegou a registrar boletim de ocorrência, relatando que quando o grupo voltou, estava armado e atirando. Na coletiva, Videira pontuou que tiros foram feitos inclusive contra o helicóptero da Casa Militar, que sobrevoa a região. A aeronave também levou reforço de policiais do Choque ao local.

De acordo com  Videira, 100 policiais, entre equipes da Polícia Federal de Ponta Porã  estão na fazenda e garantem segurança as comunidades indígenas, Para o  secretário a  aldeia de Amambai é considerada pacífica. Os  feridos policiais e indígenas foram levados para o Hospital Regional de Ponta Porã.

Da redação

Foto A Gazeta News.