Ouça; Com renuncia de ICMS, MS perde R$ 700 Milhões, e não tem socorro da União

Campo Grande(MS) – Em Mato Grosso do Sul a  alíquota do  ICMS da gasolina, etanol hidratado, telecomunicações e energia elétrica agora fica em  17%.  O anúncio é do  governador Reinaldo Azambuja feito na manhã de  quarta feira 6 de Julho na  na governadoria. Na semana passada, o Governo do Estado já havia diminuído a pauta fiscal da gasolina e o preço médio do gás de cozinha foi congelado.

A alíquota de ICMS  da Gasolina sai de  30%  para 17%; o etanol que era de 20% passará para 17%,  e o de telecomunicações de 29% para 17%, e energia que chegava até 25% fica em 17%.  Menos para o  diesel que já tem alíquota de 12%, a menor do País desde o ano passado, e o gás de cozinha que também é de 12%. Com a queda no recolhimento, de encargos o MS  perde R$ 700 milhões sendo 150 milhões a menos para as cidades. O governador disse que os salários e programas sociais não serão prejudicados.

Por causa da renúncia fiscal, Investimentos e obras podem ser prejudicados, O governo espera uma solução do Supremo Tribunal Federal.. O governador destacou que o sacrifício é de toda sociedade e os 79 prefeitos também perdem. As medidas valem até o final do ano e os próximos governadores, já assumem com menos dinheiro em caixa.

João Flores Junior